sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

A primeira viagem pra Curitiba... (parte III)

Mais um pouquinho de Barigüi..


Aqui.. a gente se despedindo do cisne... Poético...


Olha eu posando de modelinho no deck lá do parque barigüi...

Vale a pena esse parque... e o que é ótimo, não gastamos nada! [leve a água do seu cachorrinho, lá não tem bebedouros pra nós, os dogs]

Vamos à próxima aventura?

Morretes

Fomos curiosos pra conhecer Morretes, um dos destinos turísticos de quem vai viajar pra Curitiba. Tem dois jeitos de ir pra lá. O primeiro, indo de trem, saindo da estação rodoferroviária da capital paranaense, com suas exuberantes paisagens... e voltando de Van. Mas esse não nos servia, já que eu estava junto, e não poderíamos embarcar.
Por isso escolhemos ir de carro, e ir pela estrada da Graciosa, uma estrada turística, com vários pontos para parar o carro, e curtir a vista das montanhas e vales. [Outro caminho é a estrada para Paranaguá. É bem mais rápido... mas se perde a vista!]
Olha eu dirigindo! brincadeira.. hahahah eu tava curtindo é a paisagem!


Na estrada da graciosa, como eu disse antes, tem muitas, muitas paradas com lugarzinho pra você parar o carro, esticar a perna [afinal, são mais de 20 km de paralelepípedo... uma tremedeira só- e cuidado com os ônibus que sobem.. eles tomam a estrada inteira, que é estreitinha]. Dá até pra fazer um churrasquinho com uma bela paisagem. Há vários quiosques espalhados por lá, pra quem quer fazer uma parada maior, ou está com fome.
Olha o que a gente achou no caminho! uma bela cascatinha!



Chegando em Morretes...

Cidadezinha pacata é esta viu... Parece que parou no tempo, de tão tranquila que é. Deu pra passear no centro da cidade, ver as lojinhas, tem feirinha de artesanato, sorveteria perto da igreja. Tudo o que uma cidadezinha de interior tem a oferecer. Mas tem aquele mormaço de praia também.

O contato com a natureza é bem estreito. Afinal, é uma cidadezinha bem pequena, cercada de montanhas bem altas... e cortada por um riozinho bem simpático.

Falando no riozinho simpático, olha eu dando uma xeretadinha no rio. Nesse dia aí, eu vi um pessoal andando de caiaque. Falaram que no verão, quando o rio tá um pouco mais cheio, o pessoal desce de boia-cross.... Não quero fazer isso não. Mas meus donos... Ah! Tinha bastante gente pescando também.

Outra coisa importante de Morretes! O Barreado!
Barreado é o prato típico da cidade, e tem gente de Curitiba que vai, pega a estrada só pra comer o tal do prato. Feito com carne cozida em grandes panelas de barro (daí que surgiu o "barreado"), por um grande periodo de tempo, acho que são 12 horas de cozimento, com vários condimentos... e acompanhados por farinha de mandioca e banana.
Todos os restaurantes da cidade servem o barreado, escolha o que recepcione melhor o seu pet. Não são todos que aceitam a gente, mas se vc falar com o dono ou gerente, tem algum lugarzinho lá fora que pode ficar com seu pet.
Se vc for sem seu pet... escolha a melhor vista para o rio, e empanturre-se.. afinal é muita comida!


Quem sabe não inventam algum dia uma raçãozinha sabor Barreado..
[não percam a última parte da viagem pra Curitiba!]

Nenhum comentário: